quarta-feira, 4 de abril de 2007

ALFABETO ILUSTRADO (Alfabetização_1º ano 11_ Professora Vanusa)


No processo de alfabetização, a 1º ano tem papel importante na aquisição e apropriação da linguagem oral, escrita e visual. Tendo como base este pressuposto, elaboramos um projeto envolvendo os alunos do 1º ano, trabalhando o alfabeto ilustrado. Estamos utilizando o programa Tuxpaint (Linux_Fedora), que possibilita ao aluno que ele mesmo produza seu desenho, assim como a digitar as palavras e a selecionar os carimbos com figuras já existentes no programa. Além disso, o aluno tem a opção de ilustrar toda a página com as outras ferramentas disponíveis. Acreditamos que nesta fase da alfabetização, a associação que o aluno faz com a gravura/desenho/imagem/figura e a escrita, contribui no ensino e na aprendizagem.

terça-feira, 3 de abril de 2007

PROJETOS COM AS 4ª SÉRIES: 41 E 42


Durante a realização do Planejamento anual das 4ª séries 41 e 42, deixamos atrelado neste documento o comprometimento de trabalhar todos os conteúdos programáticos, nas áreas de Ciências (Professora Luciana) e Geografia (Professora Mirella), em forma de projetos cooperativos de aprendizagem, utilizando como recurso pedagógico o espaço informatizado da Unidade Escolar e os vários programas disponíveis. Sendo assim, inicamos os projetos de Geografia abordando a temática (Sistema Solar) e Ciências (A Origem da Vida), utilizando a Internet (sites específicos) como complementação do conteúdo ministrado em sala de aula e o Programa Presentation (do Linux_Fedora) para a sistematização dos conteúdos e imagens. Esta foi uma forma simples de assegurarmos a utilização e o envolvimento das professoras com o ambiente da Sala Informatizada (SI) durante todo o ano letivo.

INFORMÁTICA - GLOBALIZAÇÃO - EDUCAÇÃO

Estamos em uma era onde a cada momento surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. O homem formado com a expectativa de encontrar cada vez mais certezas e estabilidades, se vê entremeado pelo caos e pela insegurança de uma vida fragmentada.

Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelos meandros de uma área específica, mas que também não se inibe com a incerteza e velocidade das transformações da técnica. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, fazendo surgir uma competição quase selvagem entre as nações que demanda cada vez mais apenas pessoas qualificadas, tanto culturalmente como em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
Devido a estas dificuldades, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida.

Pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva e provoca um rompimento da relação vertical entre alunos e professor da sala de aula tradicional, fazendo do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.